segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Rolamento de carro precisa de atenção

Peça garante bom funcionamento da roda e tem durabilidade de 50 mil quilômetros

RCom manutenção de carro não se brinca, principalmente quando o assunto é o rolamento das rodas. A peça é utilizada para guiar um movimento de rotação com a finalidade de reduzir o atrito de deslizamento e, dessa forma, diminuir as perdas de energia.

Os rolamentos de rodas dianteiros e traseiros ficam dentro do cubo e atuam durante a movimentação do veículo. Com o passar do tempo, as peças acabam se desgastando e precisam ser trocadas. Em média, a durabilidade dos rolamentos é de 50 mil quilômetros.

E caso você nem se lembra do fato que os rolamentos existem, pode correr o sério risco das rodas travarem com o carro em movimento, provocando acidentes.

"Um dos primeiros sinais que o motorista percebe é o barulho que surge na roda, um zumbido mesmo. Muitas vezes é o rolamento que está dando sinais de desgaste", explica Carlos André Medina da Silva, mecânico do Centro Automotivo Giron.

Por isso, é importante ficar de olho nos rolamentos. Estes componentes são sensíveis, o que exige que sua troca seja feita em lugares de reconhecida qualidade, pois o contato com umidade ou lama, por exemplo, põe o motorista em perigo.
Hoje em dia, o mercado está repleto de peças de má qualidade, fabricadas em países que a exportam com custo baixo, como a China.

O uso de peças inadequadas e erros em sua montagem podem causar o desgaste prematuro dos rolamentos. Visualmente as peças podem até ser iguais, mas a tecnologia empregada é diferente e isso reflete na vida útil do rolamento.

Um comentário:

  1. oi eu tenho um renoul clio sedan e ele ta com um barulho estranho parecendo um assobiu sera que é o rolamento?

    ResponderExcluir