quarta-feira, 9 de novembro de 2011





Saiba com que periodicidade você deve trocar as peças que exigem manutenção no seu carro
Vladimir Maluf
Você deve saber que colocar combustível basta para manter seu carro funcionando bem. E trocar o óleo e os filtros também é pouco. Muitos problemas, e até acidentes, podem ser prevenidos se você acompanhar a quilometragem do seu carro e souber direitinho o que deve ser substituído. Sérgio Queiroz, gerente de pós-venda da Grand Brazil, empresa que possui concessionárias de várias marcas, fez uma lista do que você não pode deixar de prestar atenção.

Ele dá uma dica para incluir à rotina. “Periodicamente, com o carro frio e em lugar plano, observe o nível do óleo, freio, óleo da direção hidráulica e se os pneus estão com desgaste irregular. Cheque, também, o estado das palhetas dos limpadores e as lâmpadas”, segundo ele, para esses itens não há como prever a durabilidade. “Por último, calibre sempre os pneus. Pneu tem que andar cheio. Olhe a pressão toda semana. No manual ou na tampa do combustível você pode encontrar a pressão ideal”.

Troca de óleo 
Deve ser feita a cada 5 mil ou 7,5 mil quilômetros (dependendo do fabricante do automóvel).

Filtro de óleo
Deve ser substituído a cada duas trocas de óleo (uma sim e uma não). Também varia: a cada 10 mil ou 15 mil km, de acordo com a recomendação do fabricante.

Alinhamento e balanceamento
A cada 15 mil km, é necessário fazer o alinhamento e balanceamento das rodas.

Limpeza do sistema de injeção (bicos)
A cada 15 mil km, é recomendável fazer essa limpeza. Principalmente nos carros flex, pois o  álcool cria uma borra  nos bicos que causa falhas no motor ou consome mais combustível.

Ar condicionado
A limpeza do sistema do ar condicionado também deve ser feita a cada 15 mil km, assim como a troca do filtro.

Velas
O jogo de velas deve ser substituído aos 30 mil km.

Correia dentada
A correia dentada e o tensor da correia devem ser substituídos a cada 60 mil km, com o risco de, se ela arrebentar, comprometer o motor definitivamente.

Freios e embreagem
Pastilha de discos e de embreagem variam muito, de acordo com a maneira de dirigir e o tipo de percurso. Quando estiver abaixo de 5 mm, precisa ser trocada. Mais ou menos, entre 20 e 30 mil km.

Pneus
Avalie o sulco dos pneus. O novo tem 8 mm. Abaixo de 3 mm ou 2 mm é coloque um jogo novo. Ou, ao menos, dois. Outra maneira de saber se é hora de trocar é observando um carocinho interno. Se estiver aparente, estão gastos. Os pneus duram cerca de 45 mil km.

Amortecedores e molas
Outra peça que varia muito, de acordo com a utilização do carro (se carrega muito peso) e o terreno que percorre (se é muito acidentado). A média de vida é de dura 45  a 50 mil km.

Fluído de freio
É recomendável sempre avaliar o nível. E, mesmo que esteja normal, substitua a cada 45 mil km ou a cada 2 anos.

Líquido do arrefecimento
A água do radiador é outro item que o motorista precisa ficar atento se está no nível adequado. E, a cada 30 mil km, faça a limpeza do compartimento e a troca desse líquido.

Fluído da direção hidráulica
O fluído da direção hidráulica não precisa ser trocado, mas, por prevenção, observe periodicamente se ele está vazando.

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