Revisar itens de segurança do veículo garante viagem segura e evita multas
Sistema de freios, pneus, lanternas, faróis, cintos de segurança são alguns dos componentes que devem ser checados para prevenir acidentes e infraçõesComo parte dos preparativos para a viagem de final de ano, o motorista deve incluir a revisão dos itens de segurança do veículo. Entre vários fatores que contribuem para a prevenção de acidentes, o estado de conservação do carro deve ser levado em consideração.
Além de colocar em risco a sua segurança a dos ocupantes e terceiros, o motorista que trafega com veículo em condições irregulares pode ser atuado e, dependendo do caso, até ter o veículo apreendido.
Nas principais rodovias do Estado de São Paulo, são registrados, em média, 784 atendimentos diários por veículos que apresentam problemas de panes elétricas e falhas mecânicas, totalizando mais de 23 mil ocorrências/mês de guincho e atendimento mecânico, segundo informações da Artesp - Agência de Transportedo Estado de São Paulo, órgão responsável por gerenciar e fiscalizar as concessões rodoviárias no Estado de São Paulo.
Para garantir uma viagem segura, o GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, destaca os itens que devem ser revisados:
Sistema de freio: é recomendado trocar o fluido de freio uma vez por ano porque essa substância passa por uma reação química absorvendo a umidade do ar, e o motorista não percebe que o líquido está misturado com água e por isso, não tem a mesma eficácia, comprometendo o funcionamento do sistema de freios. As pastilhas de freio precisam ser trocadas conforme a quilometragem estipulada no manual, do contrário, o disco pode ser danificado.
Pneus: verificar a calibragem dos pneus e fazer a regulagem, conforme recomendação do manual do proprietário do veículo. Os pneus e o estepe devem estar em boas condições de uso. O rodízio de pneus, uma medida de economia importante, deve ser feito a cada 10.000 km rodados, garantindo vida útil maior. Ao fazer o rodízio é importante balancear e alinhar as rodas para evitar o desgaste prematuro dos pneus que também pode aumentar o consumo de combustível. Além disso, o alinhamento e o balanceamento das rodas garantem a dirigibilidade e segurança do automóvel. Quando essa manutenção é feita, toda a parte de suspensão do veículo também é inspecionada, podendo ser diagnosticado, em tempo, problemas na suspensão e amortecedores.
Pneus carecas e falta de estepe ou sem condições de uso são consideradas infrações graves
(5 pontos na carteira de habilitação).
Sinalização:
verificar o funcionamento das luzes das lâmpadas das lanternas
dianteiras, traseiras, de freio e ré, fazendo a substituição das que
estiverem queimadas. (5 pontos na carteira de habilitação).
Além de dificultar a sinalização, podendo provocar acidente,
estar com uma ou mais luzes queimadas é considerado infração média
(4 pontos na carteira).
Faróis:
quando estão desregulados dificultam a visibilidade do motorista que
trafega à noite e também ofuscam a visão de que vem na direção
contrária e aos que trafegam bem na frente, podendo roubar a visão numa
fração de segundos, o suficiente para causar acidentes. É possível
fazer um teste visual para averiguar se os faróis estão regulados,
basta acendê-los e estacionar o carro em frente a uma parede a uma
distância de três metros. Assim, o próprio motorista verifica se eles
estão alinhados para o lado direito ou se um está mais baixo do que o
outro ou ainda se estão mais direcionados para o lado esquerdo. (4 pontos na carteira).
Nivelar os feixes de luz é uma tarefa simples que pode ser feita em alguns minutos por um profissional habilitado. A checagem pode ser feita de forma manual ou por meio de alinhadores (reguloscópios). Recomenda-se fazê-la a cada seis meses ou se houver alguma ocorrência que desregule os faróis, como uma batida na parte frontal do carro. Até mesmo o excesso de peso na traseira ou na dianteira do veículo pode afetar a direção do facho de luz dos faróis.
Com o tempo, as lâmpadas também perdem a potência e ficam mais fracas, prejudicando a visibilidade. A troca deve ser feita, sempre aos pares, a cada 50 mil km garantindo, assim, que os faróis direito e esquerdo estejam iluminando de forma uniforme.
Trafegar com o farol desregulado ou com facho de luz alta de forma perturbar a visão de outro condutor é infração grave
(5 pontos na carteira).
Cintos de segurança: a
vida útil do cinto de segurança depende das condições em que o carro é
exposto, e também do uso correto do item. O motorista deve observar
periodicamente se há sinais de desgastes no cardaço e verificar se o
fecho não está travando adequadamente. Ele tem que fechar e abrir
corretamente. Todos os ocupantes do veículo devem estar usando o
equipamento. (5 pontos na carteira).
A infração para quem trafega sem cinto de segurança é grave
(5 pontos na carteira).
Palhetas do limpador de pára-brisa:
para mantê-las em bom funcionamento, a troca deve ser feita uma vez
por ano. Deixar de fazer a substituição, além de colocar em risco a
segurança do motorista e passageiros, pode causar danos maiores ao
carro. O mais comum é que, com o passar do tempo, a borracha das
palhetas fique ressecada, e dependendo de seu estado, pode riscar o
pára-brisa. Por isso, se as palhetas deixam riscos nos vidros a serem
acionadas, significa que já passou da hora de trocá-las. A borracha
deformada, ao invés de retirar a sujeira, deixa uma névoa no vidro e se
estiver rasgada inviabiliza a limpeza, prejudicando totalmente a
visibilidade do motorista.(5 pontos na carteira).
Verificar o nível de água do reservatório do limpador de pára-brisa que deve ser abastecido com uma solução de água com aditivo apropriado para limpeza que ajuda na diminuição do atrito entre a borracha e o vidro, melhora a qualidade da limpeza e não corrói a borracha.
Quando está chovendo se o limpador do pára-brisa não estiver
funcionando, o motorista pode ser autuado e a infração é grave
(5 pontos na carteira).
Extintor de incêndio: checar a validade do extintor de incêndio, e se estiver vencida, faça a substituição.(5 pontos na carteira).
Infração: grave
(5 pontos na carteira).
Macaco: deve estar em perfeitas condições de uso. (5 pontos na carteira).
Infração: grave
(5 pontos na carteira).
Triângulo de segurança: deve estar em perfeitas condições de uso. (5 pontos na carteira).
Infração: grave
(5 pontos na carteira).
Óleo do motor:
verificar o nível do óleo do motor e a quilometragem do veículo para
saber se está na hora de trocar o produto que deve ser compatível com as
especificações descritas no manual do veículo. O período de
substituição do produto deve ser respeitado. Também é necessário checar
se há vazamento de óleo. O vazamento de óleo pode afetar o
funcionamento do motor. Isso ocorre porque a perda constante que forma
as machas no chão, reduz o nível do óleo no motor, que, por sua vez,
funcionará em condições desfavoráveis, prejudicando o seu desempenho e
podendo até comprometer a sua função. Isso pode acontecer quando há o
desgaste natural das peças que servem para vedação e que são compostas
por juntas que podem ser químicas (silicone), metálicas, de borracha,
entre outros materiais. (5 pontos na carteira).
Vazamento de óleo na pista é considerado infração gravíssima
(7 pontos na carteira).
(7 pontos na carteira).
Nenhum comentário:
Postar um comentário