quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Prevenir é melhor e mais barato! Essa frase é muito adequada quando o assunto é revisão, ou seja, realizar a manutenção preventiva é muito melhor do que consertar. Verificações básicas são mais econômicas e asseguram a tranqüilidade para viagens de longa distância ou mesmo para o uso diário do automóvel na cidade, principalmente nas férias. Acidentes e panes em horas inadequadas podem ser minimizados, além de reduzir o efeito cascata, com mau funcionamento de uma peça sendo responsável pelo dano de outras. A revisão também evita multas, como no caso de carros com lanternas queimadas e pneus carecas.
A verificação de peças como faróis, lanternas, pneus, rodas, suspensão, entre outras, é importante, pois são essenciais para o pleno funcionamento do carro. A bateria, por exemplo, serve para acumular a energia necessária ao bom funcionamento do sistema elétrico do veículo. Se estiver fora dos padrões de manutenção, a bateria impossibilita a partida do veículo.

Outra peça fundamental e muito pouco observada é a correia dentada. Ela sincroniza o funcionamento de itens internos do motor e, em caso de ruptura, pode causar o empenamento das válvulas e danos aos pistões, e conseqüentemente, travar o motor. “O sistema de arrefecimento do motor, composto pelo radiador, mangueiras, válvulas e reservatórios de água, que muitos não verificam, caso apresentem defeitos, poderão ocasionar o superaquecimento, a queima da junta do cabeçote, e o travamento do motor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário